Parece que o SNS português é muito bom, ou mesmo excelente. Portanto, é preciso fazer alguma coisa, não pode ser. Os portugueses, quem é que julgam que são? Lordes? Ricos? Privilegiados? Como é que puderam imaginar que poderiam ter o usufruto de um serviço que só quem pode pagar deveria ter? Há que racionar, isto não pode ser para todos!
Por exemplo, lembrei-me agora, porque raio é que as pessoas que dependem da hemodiálise para viver, se tiverem uma certa idade, setenta anos ou mais, logo com uma esperança de vida limitada, hão de ter acesso aos tratamentos gratuitos? É um desperdício, poderia utilizar-se esse dinheiro noutra coisa qualquer. A não ser que pagassem, aí era diferente, ninguém tinha nada a ver com isso. Foi só uma ideia, como é que ninguém se tinha lembrado disto até agora?
Mais uma achega: as pessoas com mais de, digamos, oitenta anos, que fracturam, por descuido, o fémur ou a anca, por que razão é que são operadas? A sua mobilidade já era pouca, a cabeça não devia ser grande coisa, para quê o desperdício da cirurgia, da fisioterapia, da maçada do apoio dos familiares? Claro que se tiver dinheiro para pagar, o problema é delas e da família, cada um sabe de si. Deve haver mais exemplos, hei de pensar nisso.
Enfim, os portugueses estão mal habituados, o que realmente merecem, já que andaram a gastar o que não tinham, é um SNS sofrível, medíocre ou mau também não, haja alguma humanidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário